O País – A verdade como notícia

Dário Monteiro leva 23 jogadores ao estágio e CAN de sub-20

Foto: FMF

Os Mambinhas sub-20 deixaram o país esta segunda-feira com destino ao Egipto, país que vai acolher o Campeonato Africano das Nações da categoria. Antes do arranque da prova, o combinado nacional vai realizar um estágio pré-competitivo de 12 dias em solo egípcio.

Depois dos Mambas, selecção principal de futebol de Moçambique, que disputou o CHAN da Argélia e logrou a histórica qualificação para os quartos-de-final da competição, desta vez são os Mambinhas sub-20 a entrar em cena, para a fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria.

Para disputar a prova que arranca a 19 de Fevereiro corrente, o combinado nacional de sub-20 deixou o país esta segunda-feira com destino ao Egipto 12 dias antes do arranque, como forma de realizar um estágio pré-competitivo de ambientação ao clima e a temperaturas daquele país magrebino.

Para esta empreitada, que é a segunda consecutiva para o combinado nacional, Dário Monteiro levou para o Egipto 23 jogadores, com destaque para três que actuam fora de portas, nomeadamente Kimiss Zavala, guarda-redes do Marítimo de Portugal, Djwa Ramos, médio do Torrente de Portugal, e Edson Macuana, médio volante do Vilafranquense, também de Portugal.

De fora, dos inicialmente convocados e que jogam fora de portas, ficaram outros três, nomeadamente Momed Perreira (Sport Lisboa e Benfica) e Eduardo Nércio (Sporting de Braga), estes dois que não chegaram a juntar-se aos trabalhos da selecção nacional em Maputo, e Kelven Mendes (University Of Pretoria da África de Sul), este último que até se juntou ao combinado nacional, mas não seguiu viagem para Egipto.

 

BLACK BULLS CONTINUA DOMINANTE

Dos levados a Egipto por Dário Monteiro destaque vai para seis jogadores da Associação Black Bulls, equipa que continua a ter maior número de jogadores nos Mambinhas, tal como aconteceu na edição passada.

Depois dos “touros” segue-se o Ferroviário de Maputo, clube que contribui cinco jogadores, e por fim a Liga Desportiva de Maputo e o Ferroviário de Nampula, com dois jogadores cada.

Aliás, dos “locomotivas” da capital do Norte saiu o único jogador com experiência na selecção nacional, o guarda-redes Fazito, que inclusive fez cerca de 60 minutos no CHAN, e que agora vai disputar a baliza dos Mambinhas com Kimiss Zavala, outro experiente guarda-redes que actua fora de portas.

Os Mambinhas vão realizar um estágio pré-competitivo de 12 dias em solo egípcio, que vai incluir dois a três jogos de controlo com equipas locais e selecções que também vão chegar cedo para disputar a competição.

 

MAMBINHAS RECEBIDOS PELO EMBAIXADOR FILIPE CHIDUCO

Entretanto, os Mambinhas não chegaram perdidos no Egipto. O Embaixador de Moçambique naquele país, Filipe Chidumo, deslocou-se, na tarde desta terça-feira, ao Jewel Sport City, para saudar a delegação da selecção nacional de sub-20 que desembarcou na mesma madrugada no Cairo, para realizar um estágio pré-competitivo tendo em vista a participação no CAN da categoria.

Durante a sua intervenção, Chidumo garantiu que a Embaixada de Moçambique no Egipto está de portas abertas e pronta para auxiliar o grupo no que for necessário. Informou-se dos objectivos, do programa geral dos Mambinhas e teceu palavras de encorajamento ressaltando a grande responsabilidade de cada um e de todos no exercício da representação de Moçambique no evento.

Em nome dos jogadores, Ivan Tropa manifestou o seu agradecimento pela visita e saudação e prometeu que o grupo de trabalho de tudo fará para dignificar o nome e a bandeira do país na competição.

Os Mambinhas cumpriram, ainda ontem, terça-feira, um treino de recuperação física depois de mais de oito horas de voo entre Maputo e Cairo.

Mambinhas já estão no Cairo para um estágio antes da sua segunda participação no CAN Egipto 2023 de 19 de Fevereiro a 11 de Março.

 

CONVOCATÓRIA DOS SUB-20 PARA CAN-2023

GUARDA-REDES

Ananias Tembe           LD Maputo

Fasistêncio João          Fer. Nampula

Kimiss Zavala              Marítimo Portugal

 

DEFESAS

António Langa             Costa do Sol

Ivan Tropa                   Textáfrica

Edilson Nhabanga       Fer. Maputo

Atílio Henriques          Black Bulls

Izequiel Machava        Fer. Maputo

Calilo Traoré               Fer. Nampula

Cleid Tropa                 Black Bulls

Pene Simango             Fer. Maputo

Aylton Zerefos             Black Bulls

 

MÉDIOS

Júlio Carrelo                Black Bulls

Leonel Calção             Black Bulls

António Sumbane        Fer. Maputo

Keyns Abdala               LD Maputo

José Zavala                  Black Bulls

Djwa Ramos                FC Torrente de Portugal

Edson Macuana          Vilafranquense de Portugal

Xamin Chalinda           UD Songo

 

AVANÇADOS

Ângelo Contolo           Chingale de Tete

Chamito Alfândega     Têxtil de Púnguè

Dénio Munhave          Fer. Maputo

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos