O País – A verdade como notícia

Daniel Nivagara reúne-se com estudantes moçambicanos no Ruanda

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, que está de visita ao Ruanda, reuniu-se recentemente em Kigali, no Alto-Comissariado de Moçambique no Ruanda, com representantes da comunidade estudantil moçambicana que se encontra em formação naquele país.

Durante o encontro, os estudantes fizeram uma avaliaçao do processo de formaçao, das experiências e boas práticas colhidas, bem como dos desafios enfrentados.

Grande maioria dos estudantes moçambicanos que se encontra actualmente em formação no Ruanda são bolseiros do programa de Parceria para Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologias (PASET), uma iniciativa pan-africana que visa o reforço da capacidade de investigação e inovação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), a melhoria da qualidade do ensino superior e o reforço da capacidade de pesquisa.

Na ocasião, o governante moçambicano exortou aos estudantes a dominarem a Ciência e a Técnica como recurso para resolver os problemas concretos que afectam as comunidades.

Segundo um comunicado enviado à nossa redacção, o dirigente incentivou, ainda, aos estudantes a promoverem, a vários níveis, a criação de redes de cientistas africanos, começando pela criação, no país, de redes internas de trabalho e pesquisa.

Nessa perspectiva, o ministro considerou ser importante maximizar-se os escassos recursos disponíveis no país por forma a gerar-se produtos, serviços e tecnologias competitivas no actual mercado de economia digital, tendo igualmente encorajado os estudantes a serem persistentes nas respectivas áreas de pesquisa, não obstante, os enormes desafios que possam enfrentar no processo de formação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos