A Gain e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) lançaram hoje um concurso para projectos de combate à desnutrição crónica no país. A ideia é apurar ideias inovadoras de produtos alimentares, perdas de pré-colheitas e ligação de mercados.
Numa situação em que 43 porcento dos moçambicanos sofre de desnutrição crónica, as pequenas e médias empresas são chamadas a criar projectos para combater este fenómeno no concurso chamado SUN PITCH.
A competição SUN Pitch irá consistir na realização de uma série de cinco competições nacionais de pitch, para selecionar um finalista de cada país que irá participar na competição Global SUN Pitch, a realizar-se em Abril de 2020.
O vencedor final receberá um prêmio em dinheiro e assistência técnica para incubar a sua ideia de negócio ao longo de 2020.
O concurso tem como objectivo mostrar o fluxo de negócios de investimentos relacionados com a nutrição nas pequenas e médias empresas (PMEs) e o que podem catalisar e inovar nos sistemas três alimentares locais e desse modo melhorar o acesso a alimentos nutritivos e seguros para consumidores de baixa renda em toda a África, Ásia e Moçambique em particular.
Os concorrentes deverão apresentar seus projectos na Confederação das Associações Económicas de Moçambique até 27 de Novembro deste ano, sendo que devem ter em conta os objectivos específicos do concurso.
“O SUN Pitch 2019/2020, vai decorrer sob o lema “Repensando as inovações nutricionais” e como referimos atrás no final almeja-se a criação/formulação de novos produtos alimentares, redução de perdas pós-colheita, ligações de mercado e segurança dos alimentos.
O Gabinete de apoio Empresarial a nível central e provincial vão prestar o apoio necessário para melhor desenho dos projectos.