A garantia da realização de eleições, em quase todos os pontos onde houve recenseamento em Cabo Delgado, foi dada, hoje, pelo director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Cassamo Camal.
Camal diz estarem criadas as condições logísticas e de segurança para que o processo decorra sem sobressaltos. O director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Cabo Delgado precisou, ainda, que todo o material de votação estará nos pontos a tempo.
“Nós já evacuámos os materiais de voto dos armazéns provinciais do STAE ao nível distrital. Temos os materiais a serem evacuados para os postos administrativos e localidades e locais de votação”, garantiu.
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral em Cabo Delgado confirmou a recepção de meios alternativos, concretamente meios aéreos e marítimos para fazer chegar o material de votação às zonas consideradas críticas em termos de segurança.
“Nós temos, já por decisão da Comissão Nacional de Eleições, e comunicados pelo STAE central, meios alternativos para trabalharmos. Fomos autorizados a usar meios aéreos. Vamos fazer isso. Contudo, todo o material já está na zona da vila sede distrital. A estratégia é começarmos a colocar nas zonas seguras e, nas menos seguras, vamos colocar com meios alternativos.
A situação da segurança em Cabo Delgado é quase crítica nas zonas Norte e Centro da província, mas, segundo o STAE, há que se ter alguma atenção em relação a alguns distritos da zona Sul, nomeadamente Chiúre e Mecúfi.