Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa recomendaram a suspensão temporária da Guiné-Bissau da CPLP, após o golpe de Estado ocorrido no país a 26 de Novembro de 2025.
A proposta, tornada pública através de um comunicado de imprensa, este sábado, deverá ser analisada pelos chefes de Estado e de Governo, que poderão também decidir a transferência da presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para outro Estado-Membro.
Durante a reunião extraordinária, realizada por videoconferência, na última sexta-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP demonstraram forte preocupação com a interrupção do processo eleitoral guineense e concluíram que há uma ruptura institucional que coloca em causa a estabilidade política e a ordem constitucional no país.
Foi, igualmente, decidida a criação de uma Missão de Bons Ofícios de Alto Nível, a ser enviada à Guiné-Bissau o mais breve possível.
Os ministros dos sete países participantes exigiram ainda a libertação imediata dos detidos na sequência do golpe militar e a reposição urgente da ordem constitucional.
A CPLP reforçou que continua comprometida com os valores democráticos, a legalidade e a solidariedade entre os Estados-Membros, e manifestou disponibilidade para apoiar iniciativas que contribuam para restaurar a normalidade institucional.

