A Nova Zelândia vai aliviar as medidas de confinamento com a reabertura da maioria das actividades económicas, a partir do dia 14 de Maio. Trata-se de bares, restaurantes, cinemas e ginásios.
A informação foi avançada ontem pela primeira-ministra, Jacinda Ardern, durante uma conferência de imprensa em Wellington, na Nova Zelândia.
Segundo a governante, citada pela agência de notícias Efe, o país vai baixar o nível das medidas impostas para lutar contra o novo Coronavírus de 3 para 2.
“No nível 2 podemos estar novamente nas ruas. Quase toda a nossa economia vai reabrir”, afirmou Jacinda Ardern.
Na quinta-feira, reabrem também o comércio a retalho e os parques infantis. Os alunos vão voltar ao ensino presencial a partir de 18 de Maio, com a reabertura dos bares prevista para 21 deste mês.
Mesmo com o alívio das medidas de confinamento os cidadãos devem continuar a manter as regras de distanciamento físico, com o limite de dez pessoas por mesa em restaurantes e bares.
A Nova Zelândia, que impôs medidas de confinamento consideradas como as mais estritas do mundo, conta actualmente com 1.147 casos de infecção pelo novo Coronavírus e 21 mortos, tendo registado três novas infeções nas últimas 24 horas.