O Governo brasileiro decidiu, esta quinta-feira, encerrar fronteiras com oito países da América do Sul como tentativa de conter a propagação do novo coronavírus.
Os cidadãos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname deixam de poder entrar no país, à semelhança do que já acontecia com os venezuelanos.
Depois de várias críticas por desconsiderar a ameaça, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro adoptou medidas severas.
“O momento agora é de união de todos e de reflexão. A verdade está aí. É uma questão grave mas não podemos entrar no campo da histeria”, disse Bolsonaro, c8itado pela Euronews.
Segundo as autoridades brasileiras, citadas também Euronews, o Brasil é o país mais afetado de toda a América Latina, com mais de 600 casos e sete mortes confirmadas, todas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Na passada quarta-feira, os adversários de Bolsonaro fizeram um protesto exigindo que o presidente tomasse medidas sérias para a prevenção do Covid-10.
“Ele não entendeu a gravidade do problema. Quando usa piadas diante de uma situação tão séria, prova que não pode governar", diz Úrsula, uma jovem manifestante.