O País – A verdade como notícia

A Direção-Geral da Saúde (DGS) portuguesa avança que há também 1308 casos suspeitos. No boletim epidemiológico desta sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde dá conta de uma nova subida do número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal: são, actualmente, 112.

Há ainda um total de 1308 casos suspeitos e 172 aguardam os resultados das análises laboratoriais. As autoridades de saúde mantêm o contacto com 5674 pessoas, que estão em vigilância.
53 destes casos confirmados estão concentrados no Norte do país, seis no Centro, 46 em Lisboa e Vale do Tejo, seis em Faro e um no estrangeiro.

Importadores informais de mercadoria diversas a partir da África do Sul, vulgarmente tratados por “Mukheristas”, receiam que a pandemia Coronavírus afecte o negócio e propicie a subida de preços.

Desde que ficou a saber que há casos confirmados do COVID-19 na África do Sul, os comerciantes nacionais têm receio de entrar naquele país. Por isso, o presidente da Associação Mukhero diz que a eclosão do Coronavírus na África do Sul constitui uma ameaça e pode  propiciar o agravamento de preços no país.

E com a China literalmente fechada, os moçambicanos que dependem daquele país para fazer negócio já estão a assumir prejuízos. Alguns empresários, inclusive, têm contentores carregados de mercadorias retidos desde janeiro na China.

 

 

 

A notícia é avançada pelo Observador de Portugal. O actor norte-americano, Tom Hanks, e a mulher, Rita Wilson, foram diagnosticados com o Coronavírus, na Austrália.

Uma das grandes estrelas do cinema mundial, Tom Hanks anunciou através das redes socias que ele e a mulher estão infectados. O Observador cita: “Sentimo-nos um pouco cansados, como se estivéssemos constipados, e tivemos algumas dores no corpo. A Rita sentiu alguns arrepios, que vinham e depois passavam. E febres brandas também. Para fazermos as coisas como deve ser, que é aquilo de que o mundo precisa agora, fomos testados para o Coronavírus, e descobrimos que estamos infetacdos.”

O vencedor de dois Óscares de Melhor Actor foi surpreendido pelo vírus no estado de Queensland, na Austrália, onde se encontrava há seis semanas a gravar o próximo filme, sobre a vida de Elvis Presley, o casal foi internado e colocado em isolamento no Hospital da Universidade de Gold Coast, adianta o Observador.

 

 

Deu negativo o resultado dos testes de oitos suspeitos de terem contraído o coronavírus nos últimos dois dias. De acordo com as autoridades da saúde, que esta quinta–feira reuniu-se com transportadores públicos e privados, Moçambique não tem nenhum caso de coronavírus. 

Dos oitos suspeitos identificados esta quarta e quinta-feira, três são moçambicanos e cinco estrangeiros, dos quais uma criança de 11 meses, um adolescente e os restantes adultos.

Do histórico da exposição consta que três tiveram viagens para china, três tiveram contacto com indivíduos de um país com casos da doença, um com histórico de viagem para Alemanha e outro para Itália. Entretanto todos tiveram resultados negativos

E os resultados negativos incluem dois casos detetados no hospital Privado e no Instituto de coração.

O Director Nacional Adjunto do Instituto Nacional da Saúde, falava à margem do encontro que o Ministério da Saúde promoveu com os transportadores públicos com vista orientações e medida de prevenção do coronavírus neste meio

Muita higiene e respeito aos lugares nos transportes foram dentre as várias recomendações deixadas pelas autoridades da saúde.

O encontro com os transportadores foi antecedido da reunião com corpo diplomático, clinicas públicas e privadas.

 

 

 

 

Ao início desta noite, finalmente a Organização Mundial de Saúde rendeu-se aos factos e decidiu declarar a epidemia do novo Coronavírus, baptizado com o nome de Covid-19, uma pandemia.

É que segundo a OMS a doença chegou a 114 países e mantou mais de quatro mil pessoas. O vírus infectou mais de 120 mil pessoas em todo o mundo e há nove países com mais de mil casos, o que aquela organização considera serem requisitos suficientes para declarar a pandemia. Esta é a primeira vez que um surto de um coronavírus é declarado pandemia segundo o director-geral da OMS que falou ao início da noite.

Ainda segundo a OMS o coronavírus aumentou 13 vezes fora da China e o número de países afectados triplicou nas últimas semanas. E a OMS espera que nos próximos dias e semanas, o número de casos, de mortes e de países infectados irá subir ainda mais.

A declaração da pandemia terá implicações no movimento de pessoas, de bens, mercadorias, trocas comerciais e um impacto profundo na economia mundial e leva ao cancelamento de grandes eventos internacionais tais como os Jogos Olímpicos, os campeonatos de futebol entre outros eventos de aglomeração de pessoas.

 

 

O surto de Coronavírus já levou ao adiamento ou cancelamento de vários eventos desportivos um pouco por todo o mundo, e a NBA pode estar prestes a ser obrigada a tomar medidas.

O jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, citado pelo site Notícias ao Minuto, revelou que está agendada, para esta quarta-feira, uma reunião entre a direcção da NBA e os responsáveis dos diversos clubes, que terá como objetivo discutir os efeitos que o Coronavírus poderá ter na competição.

Ao que tudo indica, os donos das equipas que disputam a NBA estão cada vez mais preocupados com a propagação do vírus e equacionam pedir à organização da competição que se comecem a realizar jogos à porta fechada, como, de resto, já ocorreu em competições como a Euroliga e a primeira divisão de basquetebol italiana.

Para já, o adiamento de jogos não está em cima da mesa, mas também não está totalmente descartado na eventualidade de os Estados Unidos da América verem o número de casos de Coronavírus subir consideravelmente nas próximas semanas.

O membro do Comité Central e chefe da Brigada Central da Frelimo de assistência à província da Zambézia, Basílio Monteiro, pediu aos membros do partido naquela província a se empenharem na prevenção do Coronavírus.

Monteiro disse ainda que o Ministério da Saúde está a mobilizar meios para a prevenção da doença.
“Nós como membros do partido Frelimo temos que fazer de tudo para que o novo Coronavírus não entre no nosso país, e província em particular, observando todos as medidas de precaução dadas a conhecer pelas autoridades" disse.

Basílio Monteiro está na Zambézia, onde vai orientar a III Sessão Extraordinária do Comité Provincial da Zambézia, que tem ponto único de agenda, o preenchimento de vacaturas no Secretariado do Comité Provincial, deixadas por dois membros que passam a assumir posições de deputados da Assembleia da República e um membro da Assembleia Provincial.

Giuseppe Conte anunciou esta segunda-feira a quarentena para todo o país até 3 de Abril. "Toda a Itália deve ficar em casa", disse o  Primeiro-ministro italiano, alargando assim a todo o país as medidas que tinham sido tomadas ontem para Lombardia e outras 14 províncias.

As restrições, que entram em vigor hoje,  impedem as deslocações de cidadãos (a não ser em casos de emergência e de trabalho) e também o cancelamento de eventos públicos.
"Não haverá apenas uma zona vermelha. Haverá Itália", disse Giuseppe Conte aos jornalistas. A medida vai afectar os 60 milhões de habitantes do país.

O decreto aprovado pelo executivo italiano também prolonga o encerramento das escolas em todo o país até 3 de Abril.

As mortes em Itália devido à epidemia do novo Coronavírus subiram hoje para 463, um aumento de 97 óbitos relativamente a domingo, referiam os últimos dados divulgados pelo chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli.

Os casos positivos ascendem aos 7.985, com 724 pessoas que se curaram, com o total de todos os contágios desde o início da crise a atingir 9.172 pessoas.

A grande maioria dos casos de contágio e de mortos concentra-se na região da Lombardia, onde se registaram 333 mortes, seguida da região de Emília-Romanha, com 70 óbitos e 1.386 casos positivos. No Veneto foram contabilizados até hoje 20 óbitos e 744 contágios.

A epidemia de Covid-19 foi detectada em Dezembro e desde então foram infectadas mais de 110 mil pessoas, mas a maioria já recuperou. A doença provocou até ao momento cerca de 3.800 mortos.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China, estando neste momento cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

O Instituto Nacional de Saúde (INS) submeteu, hoje, mais de 30 agentes da Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) a uma formação em matérias de divulgação de mensagens sobre a manifestação do novo Coronavírus Covid-19 e formas de prevenção.

Os alvos foram activistas e voluntários da Cruz Vermelha de Moçambique. O objectivo é fazer com que eles “disseminem correctamente as mensagens sobre o Covid-19, com foco para a prevenção”, explicou o director para a área de Formação e Comunicação em Saúde, Rufino Gujamo.

“Pretendemos garantir que as comunidades estejam devidamente informadas e possam tomar medidas de prevenção apropriadas”, conclui a fonte.

Os agentes abrangidos deverão formar outros activistas e voluntários da CVM no país. João Horácio, director nacional de programas na CVM, explicou onde irão trabalhar os activistas.

“Vamos centrar as acções em áreas vulneráveis como escolas, fronteiras, aeroportos, caminhos-de-ferro e outros locais de maior aglomeração de pessoas”, disse Horácio João.

A CVM conta, actualmente, com 13 mil voluntários que poderão estar envolvidos na prevenção do Covid-19.

+ LIDAS

Siga nos