O País – A verdade como notícia

COVID-19: Espanha, Bulgária e Polónia recebem vacinas da Astrazeneca

Mais três países da União Europeia receberam os primeiros lotes das vacinas da Astrazeneca. Trata-se da Espanha, Bulgária e Polónia.

O Ministério espanhol da Saúde, segundo a Euronews, decidiu que não vai administrar esta vacina a pessoas com mais de 65 anos, uma decisão já tomada por outros países.

A Bulgária, com sete milhões de habitantes, encomendou 4,5 milhões de doses e apostou fortemente na vacina da Astrazeneca, por ser mais barata e mais fácil de armazenar e utilizar, escreve a Euronews.

“A única maneira de lidar com uma pandemia global é garantir quotas justas em todo o mundo agora. Isso é o que se deve fazer. E tenho esperança que os líderes mundiais nas próximas semanas percebam que ter alguns países a vacinar muitas pessoas e, depois, países mais pobres com muito poucas vacinas não é realmente o caminho a seguir a nível económico, social, ambiental e até moral”, realçou o enviado especial da OMS para a COVID-19, David Nabarro, citado pela Euronews.

Mas a escassez de vacinas é o que mais preocupa os governos nacionais agora e há cada vez mais países da União Europeia a começarem a olhar para as vacinas chinesa e russa. A Áustria e a Eslováquia dizem estar dispostos a produzir as vacinas, desde que estas sejam aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos