Já com Interclube confirmado como vencedor do grupo “A” com oito pontos, o Costa do Sol procura chancelar a segundo lugar quando defrontar, hoje, às 18h00, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, o BBC Energie do Benim.
O Costa do Sol chega ao derradeiro duelo da fase regular na qualidade de segundo classificado com 5 pontos, resultantes de duas vitórias e uma derrota.
O conjunto orientado por Leonel “Mabê” Manhique e Marvin Cossa estreou-se na prova com uma vitória, sexta-feira, sobre o CNSS da República Democrática do Congo por 69-51.
No segundo teste, as campeãs nacionais travaram argumentos com um seríssimo candidato à conquista da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol: Interclube. Foram mais fortes as angolanas que venceram por 72-57.
O Costa do Sol controlou o primeiro quarto com um parcial de 26-16, mas caiu no segundo marcando 15 pontos contra 16 do Interclube. As “polícias” foram buscar o resultado e saíram a vencer no terceiro e quarto com parcial de 26-12. No derradeiro quarto, o Costa Sol esteve sem esclarecimento ofensivo, contabilizando apenas quatro pontos.
Domingo, as “canarinhas” regressaram às vitórias ao derrotar o KPA do Quénia por 73-62.
É um adversário que, em três jogos realizados, perdeu igual número. Na estreia na prova, a 10 de Dezembro, o BBC Energie perdeu com o CNSS da República Democrática do Congo, por 77-44.
As congolesas controlaram todos os quartos com os parciais de 23-15, 21-20, 19-10 e 9-14. Aku Afetse foi a melhor cestinha do BBC Energie com 21 pontos em 37:02 minutos na quadra, tendo sido secundada por Ramouziath Agbayiso com 19 em 34:34 minutos em campo.
No segundo jogo, nova derrota desta feita diante do Interclube por 83-49. No pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, no dia 11 de Dezembro, houve muito Interclube para pouco BBC Energie. A formação do Rio Seco controlou todos os quartos com os seguintes parciais: 26-14, 23-13, 17-11 e 17-11. Deu para o espanhol Julian Martinez, “coach” do Interclube, fazer a rotação da equipa e dar mais minutos às atletas menos utilizadas. Aku Afetse e Ramouziath Agbayiso voltaram a destacar-se com 17 e 13 pontos, respectivamente.
Ontem, o adversário do Costa do Sol esta terça-feira averbou a terceira derrota. Diante do KPA do Quénia, conjunto que criara muitas dificuldades ao Costa do Sol, o BBC Energie não teve argumentos na quadra perdendo por 83-45.
Para não variar, Ramouziath Agbayiso liderou a sua equipa com 16 pontos em 36:08 minutos na quadra.