O País – A verdade como notícia

COSAFA Sub-20: Maputo será capital do futebol regional a partir de amanhã

Mozambique celebrates during the 2020 COSAFA U20 Youth Championship Semi Final match between Mozambique and Zambia on the 11 December 2020 at Isaac Wolfson Stadium, Port Elizabeth/ Pic Sydney Mahlangu/BackpagePix

Maputo será palco, a partir desta quinta-feira, do torneio regional do COSAFA, ao nível dos Sub-20. São 11 selecções da região que vão disputar a prova à procura de chegar à final, que qualifica para a fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria, em 2025. Moçambique procura mais uma glória, nomeadamente a conquista do título e mais uma qualificação ao CAN

 

A selecção nacional de futebol Sub-20 vai, a partir desta quinta-feira, procurar garantir uma vaga no Campeonato Africano da categoria, prova que será disputada no próximo ano. Para tal, os Mambinhas precisam conquistar a Taça COSAFA, competição será disputada em Maputo.

É mais uma caminhada para a selecção nacional dos Sub-20, os Mambinhas, que têm a dura missão de marcar presença, pela terceira vez, na fase final do Campeonato Africano de Futebol da categoria.

O combinado nacional vem de um ciclo de dois dois jogos de preparação com a sua congénere do Lesotho, com um saldo de uma vitória e um empate. Moçambique conquistou o primeiro título da COSAFA na categoria, em 2020, sob comando técnico de Dário Monteiro.

Moçambique está no grupo “A”, juntamente com o Zimbabwe, Botswana e Eswatini. Na sua estreia, esta quinta-feira, os Mambinhas defrontam Eswatini, quando forem 15h00, jogo a ser antecido pelo embate entre Zimbabwe e Botswana.

No sábado, os Mambinhas voltam ao relvado para defrontar Botswana, para a segunda jornada, também às 15h00, antecedido pelo jogo entre Eswatini e Zimbabwe, encerrando a primeira fase diante do Zimbabwe, na segunda-feira, também à mesma hora. O Zimbabwe, com seis títulos na categoria sub-20, será um dos principais adversários para os moçambicanos, sendo a segunda equipa com mais conquistas na competição.
Ao todo, serão 11 selecções a disputarem a prova e que esperam pelo menos chegar à decisão e conquistar uma vaga na final continental, que será realizada no próximo ano, onde a COSAFA será representada pelos finalistas.

O Grupo B é composto por três selecções, sendo que Zâmbia e Angola abrem as hostilidades na sexta-feira, ficando de fora Namíbia. No mesmo dia, o Grupo C vai ter os jogos Comores vs Lesotho e África do Sul vs Malawi.

A Zâmbia é o recordista de títulos nesta categoria, com 12 conquistas e o seu treinador, Boyd Mulwanda, ergueu este troféu como jogador em 1997. Para Boyd Mulwanda, seria um momento especial repetir o feito como treinador.

O técnico da Namíbia, James Britz, levou o país à medalha de prata, em 2020, e está de volta para a terceira oportunidade de busca do título, agora com uma equipa renovada.

Para selecção de Moçambique, orientada por Sérgio Faife Matsolo, é a procura do segundo título regional, depois da conquista de 2020. Nesse ano, os Mambinhas terminaram no topo do seu grupo, derrotando o Lesotho (1-0) e o Zimbabwe (2-0), antes de um empate 0-0 com a África do Sul. Os Mambinhas ultrapassaram a Zâmbia nas meias-finais após venceram por 5-4 na lotaria das grandes penalidades, depois do nulo no tempo regulamentar.

A decisão do título viria a ser contra a Namíbia, tendo o combinado nacional vencido a final por uma bola sem resposta. Anfitrião pela primeira vez, Moçambique pretende fazer história nessa prova, conquistando o segundo troféu e regressando à elite do futebol africano.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos