O País – A verdade como notícia

Cosafa 2022: Mambas partem domingo para Durban

Fotos: LanceMoz

A selecção nacional de futebol, os Mambas, deixa a capital do país este domingo, com destino a Durban, África do Sul, onde vai disputar o torneio regional Cosafa. Em solo moçambicano, os convocados por Chiquinho Conde continuam a realizar treinos bidiários, com olhos postos no embate diante da selecção anfitriã, a África do Sul.

É a contagem decrescente para a partida para Durban, onde decorre, desde a passada terça-feira, o torneio regional do Cosafa. Os Mambas, que ficaram isentos da primeira fase da prova, vão entrar em cena nos quartos-de-final, diante da África do Sul, quarta-feira da próxima semana.

É com os olhos postos nos Bafana Bafana que os 23 jogadores convocados por Chiquinho Conde estão concentrados, desde a passada terça-feira, nos treinos no campo número dois do Costa do Sol e no Complexo Desportivo de Tchumene.

Chiquinho continua a priorizar, pelo menos até ao dia da partida e durante os treinos em solo pátrio, aspectos ligados à coesão do grupo, técnico-tácticos, com jogadas de contra-ataques e precisão de passe, bem como resistência à pressão, tendo em conta o adversário.

As bolas paradas e a concentração defensiva são outros aspectos que Chiquinho Conde tem estado a levar a cabo nos trabalhos de preparação dos Mambas.

Os Mambas têm estado a realizar treinos bidiários, como forma de dar mais rodagem e ritmo aos jogadores, uma vez que vêm de clubes diferentes e há necessidade de criar uma coesão entre os jogadores.

Apenas na última quarta-feira é que os Mambas não fizeram o segundo treino, devido à intensidade dada na sessão matinal, realizada no Complexo Desportivo de Tchumene, que resultou no cansaço dos jogadores e consequente dispensa pelo técnico moçambicano para o descanso.

Assim, esta sexta-feira e sábado, os Mambas voltam a realizar dois treinos, nos dois campos escolhidos, antes da partida marcada para o próximo domingo.

Recorde-se que o seleccionador moçambicano chamou 23 jogadores para esta empreitada regional, a começar pela África do Sul, seguindo-se o vencedor do embate entre Madagáscar e Namíbia, nas meias-finais, em caso de vitória, ou o perdedor do mesmo jogo, em caso de derrota, mas já para as eliminatórias do 8º ao 5º classificado.

O torneio regional Cosafa é disputado por 14 selecções nacionais, com destaque para o Senegal, convidado a esta prova pela segunda vez consecutiva.

A África do Sul, adversário dos Mambas nos quartos-de-final do Cosafa 2022, é o detentor do troféu, conquistado às custas do Senegal, na final do ano passado.

 

FIM-DE-SEMANA DE DECISÕES NOS GRUPOS DO COSAFA

A fase de grupos do torneio regional começa a definir os potenciais qualificados aos quartos-de-final.

Pelo grupo A, Botswana e Angola vão decidir, na última jornada, quem vai defrontar a Zâmbia. As duas selecções estão bem posicionadas, após vitórias confortadas na primeira jornada, diante das Seychelles e Comores, respectivamente, que não deram luta.

Domingo será o dia D para as duas selecções definirem seu futuro na competição, devendo para tal terminar na primeira posição, único lugar do grupo que assegura passagem aos quartos-de-final.

Pelo grupo B, a luta estará centrada entre eSwathini e Lesotho, duas selecções que também entraram a vencer na competição. Já eSwatini não teve dificuldades para vencer Maurícias por 3-0, enquanto Lesotho teve que suar as estopinhas para levar de vencida o Malawi, por duas bolas a uma.

Aliás, para este grupo, o Malawi ainda tem uma palavra a dizer, bastando para tal uma vitória esta sexta-feira, diante do eSwatini, no mesmo dia em que Lesotho mede forças com Maurícias, para a segunda jornada.

A terceira jornada deste grupo também acontece domingo, e o embate entre eSwatini e Lesotho vai centrar as atenções, tendo em conta que são dos principais candidatos à qualificação aos quartos-de-final.

As equipas que não conseguirem terminar em primeiro lugar, nesta fase de grupos, ficam afastadas da segunda fase e, automaticamente, deverão voltar a disputar a fase de grupos na edição do próximo ano, juntamente com os vencidos dos quartos-de-final e das qualificatórias, ou seja, os que terminarem em 7º e 8º posto.

O torneio regional Cosafa 2022 decorre em Durban, África do Sul, desde a passada terça-feira, 5 de Julho, e prolonga-se até ao dia 17 do corrente mês, dia marcado para a grande final.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos