Um homem e uma mulher, de 67 e 63 anos de idade, respectivamente, morreram vítimas do novo Coronavírus, nos dias 28 e 30 de Agosto último, na cidade de Maputo, disse hoje o Ministério da Saúde e anunciou mais 78 pessoas infectadas. O país já soma 25 óbitos. O número de pacientes internados também aumentou nas últimas 24 horas
A primeira morte é de um paciente moçambicano que “deu entrada na Unidade dos Cuidados Intensivos do Hospital Central de Maputo no dia 26 de Agosto, com quadro de doença respiratória grave e doença crónica grave”, explicou o Ministério de Saúde, ajuntando que, durante o internamento, o estado de saúde do homem agravou-se e foi declarado óbito no dia 28 do mesmo mês.
A segunda morte, igualmente de uma paciente de nacionalidade moçambicana, ocorreu no dia 30 de Agosto. A vítima deu entrada numa unidade sanitária do sector privado no dia 15 do mesmo mês, “com quadro de doença respiratória grave”.
A mulher foi testada para a COVID-19 no dia 18 de Agosto e o resultado ficou disponível a 20 do mesmo mês.
“Durante o seu internamento nos Cuidados Intensivos da Enfermaria de Isolamento da Unidade Hospitalar”, a paciente “evoluiu com persistência do quadro respiratório grave e foi declarada óbito na manhã do dia 30”.
Moçambique conta, actualmente, com vinte e cinco (25) óbitos devido à COVID-19. O primeiro, uma criança de 13 anos de idade da cidade de Nampula, foi reportado a 25 de Maio.
Assim, a capital do país, com um total de 1.458 casos confirmados, 1.015 dos quais activos, concentra 10 das 25 mortes por Coronavírus.
Das 910 pessoas submetidas ao teste da COVID-19, entre terça e quarta-feira, 78 tiveram resultado positivo. Destas, 74 são moçambicanas e quatro são estrangeiras, sendo uma indiana, outra italiana e duas portuguesas.
Segundo o Ministério da Saúde, das 78 pessoas diagnosticadas com a COVID-19, 40 são da cidade de Maputo, sendo 38 resultantes da vigilância nas unidades sanitárias e duas do rastreio de contactos de outros indivíduos infectados.
A província do Niassa registou mais 24 cidadãos infectados, sete em Cabo Delgado, quatro na província de Maputo, um em Nampula, outro em Sofala e outro ainda em Inhambane.
MAIS PACIENTES RECUPERARAM DA COVID-19
O país registou mais 45 pessoas “totalmente recuperadas da COVID-19”, sendo 27 na cidade de Maputo, 17 da província de Maputo e um em Inhambane.
Actualmente, há 2.328 (56.5%) indivíduos livres do vírus, de acordo com o Ministério da Saúde, na sua última actualização da informação sobre o novo Coronavírus.
A instituição disse igualmente que Moçambique conta com um cumulativo de 87 indivíduos internados devido à COVID-19, dos quais 20 estão sob cuidados médicos nos centros de isolamento, por causa de “patologias crónicas diversas, associadas à COVID-19”.
Destes enfermos, um está internado na província de Sofala e 19 na cidade de Maputo, onde nas últimas 24h00 houve mais seis internados.