A Coreia do Norte efectuou o disparo de um míssil balístico, assinalando assim a continuação de uma série de testes iniciados há algumas semanas, segundo escreve a imprensa internacional.
Apesar de ainda não se saber como foi arremessada a arma, analistas citados pelo Notícias ao Minuto dizem que o lançamento poderá ter sido efectuado a partir de uma plataforma submersa ou mesmo de um submarino.
O míssil balístico terá sido lançado de Sinpo para o mar a leste da península coreana, de acordo com um comunicado do Estado-Maior Inter-armas sul-coreano.
No mesmo comunicado, a Coreia do Sul diz que “os serviços de informações sul-coreanos e norte-americanos estão a efectuar uma análise minuciosa para obter pormenores adicionais”.
Dotada de armas nucleares, a Coreia do Norte tem efectuado recentemente vários testes de armamento, nomeadamente com um míssil de longo alcance, disparado a partir de um comboio, e com um míssil que Pyongyang identificou como hipersónico.
Nos últimos tempos, a Coreia do Norte reforçou seu material bélico e efectuou vários progressos, apesar das sanções internacionais em vigor devido aos programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.