O País – A verdade como notícia

banner_02

COP28: Macron pede fim do carvão nos países do G7 até 2030

Foto: SAPO 24

O Presidente Francês, Emmanuel Macron, apela aos países do G7 a dar o exemplo e acabar com a produção do carvão até 2030. Macron falava esta sexta-feira, em Dubai na cimeira do clima, COP28.

Os países mais desenvolvidos do mundo estão na lista dos que mais emitem gases tóxicos e a produção e uso do carvão é uma das causas para o aquecimento global. Por isso, presente na 28ª conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas, COP 28, que acontece no Dubai, o Presidente francês apelou aos 7 países mais desenvolvidos economicamente do mundo, o G7, para que se comprometam a acabar com o investimento na produção e uso do carvão até 2030, para dar o exemplo aos países em desenvolvimento.

Emmanuel Macron, que considera o contínuo investimento no carvão um “absurdo”, diz que o G7 possui uma grande responsabilidade.

“Temos de permitir que os países emergentes recuperem o seu atraso económico, é um elemento de justiça. Mas esta recuperação não deve ser feita com base em energias baseadas no carbono, nomeadamente no carvão”, defendeu.

Refira-se que Moçambique, que também participa da cimeira do clima, encontra-se entre os dez maiores produtores do carvão mineral do mundo, uma produção que anualmente regista crescimento acima dos 20% e é exportada para diversos países da Europa e América.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos