O País – A verdade como notícia

Consumo de água imprópria e alimentos contaminados provocam diarreias agudas em Nampula

Pelo menos sete adultos e onze menores deram entrada durante os últimos três dias no Banco de Socorros do Hospital Central de Nampula devido a complicações relacionadas o consumo de água imprópria e alimentos contaminados.

De acordo com Marcele Banquimane, chefe do Banco de Socorros, em média dão entrada àquela unidade sanitária, cinco doentes por dia, por causa de doenças relacionadas com a época chuvosa em curso.

“Não podemos considerar a situação como preocupante porque esse tem sido o ritmo normal. Entretanto, não estamos do mesmo modo tranquilos, porque os casos podem vir a subir, porque estes casos tem a ver com o consumo de águas impróprias e alimentos contaminados” explicou   Banquimane.

Até ao momento não há registo de óbitos, maís ainda assim as autoridades de saúde não deixam de alertar para a necessidade de tratamento da água, mesmo que seja canalizada e maior atenção no consumo dos referidos alimentos.

“O conselho que fazemos é de que deve-se tratar a água, mesmo que seja canalizada porque há riscos, e uma das medidas mais simples é ferver a água. Temos que ter muita atenção nos alimentos é preciso lava-los antes”, acrescentou Marcele Banquimane.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos