O distrito de Luabo na província central da Zambézia ressente-se de casos de diarreias devido ao consumo de água imprópria. O director provincial da saúde, Hidayat Kassim diz que neste momento foram registados 31 casos da doença.
"Orientamos uma equipa da saúde para trabalhar no distrito de Luabo e constatamos que a população está a consumir água imprópria dos rios sem o devido tratamento" disse Kassim.
Segundo especialistas de saúde, O consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal e cólera. Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água e, embora seja mais fácil isso acontecer em rios e lagos poluídos, a água de fontes cristalinas também pode ficar contaminada por algum tipo específico de bactéria.
Dai a importância de tratar sempre água, antes de beber. Aconselham que nos casos de diarreias, febres e mau estar, deve-se ir ao posto de saúde ou hospital mais próximo, para dar um tratamento adequado a enfermidade.