O Conselho Municipal da cidade de Tete (CMCT) vai construir o muro de vedação do cemitério de M'padwe, a partir do primeiro semestre do ano em curso, uma medida que visa evitar a profanação de campas, como aconteceu, há dias, no cemitério tradicional de Chimadzi, em que desconhecidos ainda a monte vandalizaram dez túmulos, nove dos quais de crianças.
A garantia foi dada hoje pelo vereador da área de Saneamento do CMCT, José Tembo, citado pela AIM.
“Já está isso no plano, a construção de muro de vedação do cemitério municipal de M’padwe. É uma prevenção para que as campas não sejam vandalizadas para a extracção de corpos para fins que não sabemos”, disse.
Segundo Tembo, a vedação com muro substituirá a de arame farpado, que não garante a segurança, porque qualquer um pode entrar sem dificuldades para vandalizar os túmulos.
“Decidimos isso, porque é triste a situação que está a ocorrer no cemitério tradicional de Chimadzi, devido à profanação de campas”, frisou a fonte.
Tembo não revelou os valores a serem gastos nas obras de construção do muro, mas garantiu que é um dado adquirido que a empreitada vai ter que acontecer para a protecção do cemitério municipal.
Por outro lado, a edilidade de Tete está a preparar a segunda sepultura dos restos mortais de uma criança exumada no cemitério de Chimadzi, que foi encontrada já na posse de um cidadão, ora detido.