O País – A verdade como notícia

Conselho de Estado preocupado com a situação de segurança em Cabo Delgado

O Conselho de Estado está preocupado com a situação de segurança na província de Cabo Delgado e, por isso, encoraja as Forças de Defesa e Segurança a intensificarem acções de combate contra os terroristas, com vista a proteger a população e seus bens.

Falando durante a V Reunião do Conselho de Estado, que tinha como pontos de agenda a Defesa da Soberania, Segurança e Ordem Públicas e a pandemia da COVID-19, o órgão felicitou ainda as Forças de Defesa e Segurança “pela bravura na resposta aos ataques à vila-sede de Palma, que culminou com a expulsão dos terroristas daquele território”, lê-se num comunicado da Presidência da República.

O Conselho condenou veementemente os ataques bárbaros contra os cidadãos nacionais e estrangeiros e endereçou sentidas condolências às famílias das vítimas perecidas em consequências das incursões terroristas.

O Conselho apreciou as acções em curso de reforço da capacidade das instituições do Estado para o combate eficaz ao terrorismo e a assistência a população deslocada, de modo a amenizar o seu sofrimento, bem como garantir o retorno seguro aos locais de origem.

Em relação à pandemia da COVID-19, o Conselho de Estado diz estar satisfeito com a redução de infecções, internamentos e óbitos, como resultado daas medidas implementadas pelas autoridades.

Entretanto, reiterou a necessidade de a população continuar a observar as medidas de protecção individual e condenou comportamentos irresponsáveis que colocam em causa o “esforço colectivo visando a contenção da pandemia”.

A nota da Presidência refere que o Conselho de Estado “saudou o Governo pelo sucesso alcançado no processo de vacinação em curso e apelou aos moçambicanos a aderirem ao processo, factor preponderante para o controlo da pandemia no país”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos