O País – A verdade como notícia

Conheça o perfil do candidato da Frelimo

O recém-eleito candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de 9 de Outubro é um homem vindo do centro do país. Será esta a primeira vez que o partido no poder indica um candidato oriundo desta região.

De nome completo Daniel Francisco Tchapo, o homem que vai disputar a Ponta Vermelha nasceu a 6 de Janeiro de 1977, em Inhaminga, província de Sofala.

Daniel Tchapo é formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, fez o curso de Conservador e Notariado e fez Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique.

Foi docente de Direito Constitucional e Ciências Políticas, em 2005 foi nomeado Conservador para o Distrito de Nacala-Porto e em Novembro de 2015, viria a ser transferido para desempenhar as funções de Administrador  no distrito de Palma, na província de Cabo Delegado.

Em Março de 2016, Tchapo é nomeado Governador da Província de Inhambane, cargo que ocupa até à sua eleição como candidato da Frelimo às presidenciais.

A sua eleição resultou de uma reunião que durou três dias, depois de a sessão extraordinária do Comité Central ter arrancado a 3 de Maio.

É eleito numa disputa que incluía Roque Silva, actual secretário-geral da Frelimo, Esperança Bias, deputada da Assembleia da República e Francisco Mucanheia, Conselheiro do Presidente da República.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos