A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo, Marie Tumba Nzeza, veio a Moçambique pedir apoio à candidatura do seu país ao cargo de secretário executivo da SADC.
A governante é enviada especial do Presidente Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, de acordo com uma nota enviada ao “O País”. Esta sexta-feira, foi recebida em audiência pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Manuel Gonçalves, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, disse que a homóloga do Congo “trazia uma mensagem” para o Chefe do Estado, para pedir o apoio de Moçambique à candidatura a secretário executivo da SADC”, cargo para o qual Botswana é também candidato.
Filipe Nyusi “tomou nota” da solicitação e pediu para que os presidentes da República Democrática do Congo e do Botswana continuem a articular em busca de consenso para facilitar a escolha do novo secretário executivo da SADC.
Na ocasião, o Chefe do Estado e a ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo falaram de outras matérias de interesses para os dois países, entre elas a pandemia da COVID-19, que preocupa a região e o mundo, segundo Manuel Gonçalves.
As partes falaram ainda sobre o terrorismo, porquanto é “um desafio para os dois países”. Por isso, vincou a necessidade de se “continuarem a trocar informações” sobre o mal.
No encontro, Nyusi pediu também o apoio da República Democrática do Congo no suporte da candidatura de Moçambique a membro não-permanente no Conselho de Segurança das Nações.