Um confronto entre jovens muçulmanos e cristãos no Estado de Kaduna, centro da Nigéria, provocou a morte de 13 pessoas, escreve o Notícias ao Minuto.
A imprensa local, por seu lado, noticiou que os números divulgados pela polícia são inferiores à realidade, mas não avançou quaisquer dados.
Segundo o ministro da Polícia do estado de Kaduna, Austin Iwar, pelo menos 20 suspeitos foram detidos, enquanto as forças de segurança e o exército foram enviados para o local para restabelecer a ordem.
"Há muitas especulações. Há quem diga que os cristãos estavam descontentes por os filhos (da sua comunidade) se tornarem amigos de jovens muçulmanos, mas não queremos tirar conclusões precipitadas sobre o que aconteceu", explicou Iwar.
A tensão agravou-se recentemente por causa de discussões entre agricultores cristãos e nómadas muçulmanos num conflito pelo acesso a terras aráveis, pois, face às alterações climáticas, a seca está a avançar na região.
A agravar a situação está também a explosão demográfica no país africano mais populoso do continente africano, com quase 200 milhões de habitantes.