O País – A verdade como notícia

Conflitos no Sudão: ONU pede cessar-fogo de três dias

Foto: ONU News

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu, esta quinta-feira, um cessar-fogo “de pelo menos três dias” no Sudão por ocasião das celebrações que marcam o fim do Ramadão.

As declarações foram feitas numa reunião convocada pela União Africana para abordar a dramática situação no Sudão com líderes da Liga Árabe, da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, Igad, da União Europeia e representantes de vários países.

Para o líder das Nações Unidas, a decisão permitiria que civis, agora isolados em áreas afectadas pelos conflitos, possam fugir e procurar tratamento, medicamentos, alimentos e outros suprimentos urgentes.“Como prioridade imediata, apelo a um cessar-fogo de pelo menos três dias, marcando as comemorações do ‘Eid al-Fitr’, para permitir que os civis presos em zonas de conflito escapem e procurem tratamento médico, alimentos e outros elementos essenciais“, disse o líder da ONU.

Na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Guterres disse ter havido consenso dos participantes na condenação aos confrontos no país africano e no apelo pelo fim de ataques, situação que considera “dramática”.

Para António Guterres, o cessar-fogo deve ser o primeiro passo rumo ao processo de busca de uma interrupção permanente.

O secretário-geral da ONU pediu ainda que haja “diálogo sério” seguido por um momento de transição até que seja nomeado um governo civil.
Guterres disse estar preocupado com alto custo da situação sobre civis, as implicações em crianças repetitivamente forçadas a abrigar-se em escolas ou evacuações de hospitais debaixo de fogo numa realidade “totalmente ultrajante”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos