O País – A verdade como notícia

Conflitos laborais aumentam na Cidade de Maputo

Foto: O País

Há aumento de casos de conflitos laborais na Cidade de Maputo. O Centro de Mediação e Arbitragem Laboral diz que, no primeiro semestre de 2022, houve 521 casos, número que subiu para 1288 no primeiro semestre de 2023.

Os sectores de indústria, comércio a retalho é que registaram menores casos, mas o de segurança privada tem maior ocorrência de casos de conflitos laborais que culminam com impasses. A informação foi avançada, na manhã desta quinta-feira, pelo director do Centro de Mediação e Arbitragem Laboral na Cidade de Maputo.

“Em igual período de 2022, deram entrada 521 petições contra 1288 de 2023, o que representa um aumento de 767 petições equivalente a 59,5%.”

O director do Centro de Mediação e Arbitragem Laboral aponta as causas que originam esses conflitos: “As petições resultam de despedimentos sem justa causa, rescisão unilateral de contratos de trabalho, falta de pagamento dos indemnizações, falta de pagamento de salários ou serviços prestados, descontos arbitrários, incumprimento de acordos revogatórios de contrato de trabalho, falta de remuneração de férias não gozadas na vigência do contrato de trabalho, esclarecimento e reintegração”.

E no meio desses conflitos houve situações de reintegração de trabalhadores, em que, no primeiro semestre de 2022, foram reintegrados 26 e, no igual período de 2023, foram reintegrados 36 trabalhadores.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos