Já estão concluídas as obras de reabilitação e ampliação da Estrada Nacional número seis, que liga Beira a fronteira de Machipanda. Os utentes dizem que a infra-estrutura veio reduzir o tempo que gastavam para percorrer os cerca de 300 quilómetros.
A EN6 é uma importante via que liga o Porto da Beira aos países do hinterland, facilitando, além de movimentação de pessoas, o escoamento de produtos.
A sua reabilitação começou a 1 de Abril de 2015, com conclusão prevista para 31 de Março de 2018 e que chegou a prorrogar-se devido a falta de fundos para o reassentamento de famílias e estabelecimentos comerciais no Inchope.
Automobilistas, sobretudo os de longo curso entrevistados pelo “O País”, olham para a reabilitação e ampliação daquela estrada como um balão de oxigénio que veio aliviar o sofrimento a que passavam.
Uma verdadeira pista e chamariz de altas velocidades é como os automobilistas descrevem a qualidade da EN6, apelando aos demais utentes desta via a não se deixarem levar por esses pressupostos, como forma de evitar acidentes.
Orçada em 410 milhões de dólares americanos financiados pelo governo moçambicano e pelo Exim Bank da China, a Estrada Nacional número seis deverá ser inaugurada dentro desta semana.