O País – A verdade como notícia

Começou ontem fornecimento condicionado de energia eléctrica na cidade da Beira

Iniciou na noite desta sexta-feira o fornecimento condicionado da corrente eléctrica da rede nacional na cidade da Beira, nove dias depois do mesmo ter sido interrompido após a passagem do ciclone Idai.

A Beira continua a erguer-se aos poucos dos danos causados pelo ciclone Idai. Na noite desta sexta-feira a empresa electricidade de Moçambique começou a distribuir energia da rede nacional, facto que não acontecia há nove dias,  na sequência da destruição de vários postos de transporte de energia e de Postos de Transformação em todos os bairros de Chiveve, incluindo danos na subestação da Munhava, após a passagem do ciclone Idai.  

A prioridade foi o Hospital central da Beira, que desde a passada quinta-feira socorria-se de um grupo de geradores, gastando assim cerca de 93 mil meticais por dia para compra de perto de mil e quatrocentos litros de diesel.

O Ministro dos Recursos Minerais e energia, Max Tonela, que tem estado a monitorar de perto as actividades dos técnicos da EDM com vista a repor a energia na cidade da Beira, pediu calma aos beirenses pois a reposição de energia em toda cidade está dependente de um aturado trabalho por parte da EDM com vista a garantir que não haja mais danos.

Para além do Hospital Central os moradores dos prédios grelha, mexicana e Emose e o Porto da Beira, já beneficiam de corrente eléctrica da rede nacional.  

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos