A Hidroelétrica de Cahora Bassa começa, a partir deste sábado, a fazer descarga de água nas barragens do rio Zambeze. O Objectivo é diminuir o elevado nível de água para evitar inundações nas zonas circunvizinhas.
Trata-se de uma medida que vai minimizar os efeitos das inundações previstas para a época chuvosa 2022-2023.
“Vamos abrir de 1 a 3 de Outubro em cerca de 50 por cento, e de 3 a 4, 80 por cento e no dia 6 de Outubro vamos abrir a 100 por cento um descarregador de fundo dos oito que nós temos. Isso vai permitir que não tenhamos picos de onda de tal forma que a população tenha tempo para acções” detalhou o administrador do pelouro de Hidrologia da HCB, Nilton Trindade, em uma conferência de imprensa concedida a jornalistas.
Na ocasião, o administrador do pelouro de Hidrologia explica que o processo de descarga também depende de uma acção coordenada dos operadores das barragens da bacia do rio Zambeze em Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.
Os operadores de barragens do rio Zambeze estiveram reunidos esta sexta-feira em Maputo, no fórum designado comité técnico de operações conjuntas, que junta Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.