O País – A verdade como notícia

“Com a morte de José Eduardo dos Santos África perde um grande líder”, dizem Chefes de Estado 

Vários Chefes de Estado reagiram à morte do Ex-presidente angolano. Dizem que a África perdeu um grande líder.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, diz que se perdeu um líder pan-africanista com a morte de José Eduardo dos Santos.

Junta-se, também, às reações, o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves. O estadista diz que “Cabo Verde perde um grande amigo e um líder africano que sempre contribuiu para o crescimento económico e espiritual destas ilhas, de modo que também estaremos de luto pela morte do Presidente José Eduardo dos Santos”.

Já o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou condolências, por via do site oficial da Presidência portuguesa.

“O Presidente José Eduardo dos Santos foi o interlocutor de todos os Presidentes Portugueses em democracia, durante quatro décadas, constituindo-se um protagonista decisivo nas relações entre os Estados e os Povos Angolano e Português. Portugal testemunha o respeito devido a essa longa memória, em período determinante para o nascimento e o arranque da CPLP e o engrandecimento das nossas relações bilaterais após a descolonização”.

Além dos chefes de Estado, surgem também reacções de antigos presidentes. É o caso de Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde. Pires diz que Dos Santos foi uma “figura central” na “grande mudança” da África Austral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos