A percepção dos franceses sobre a importância das manifestações dos “coletes amarelos” já não é a mesma de há três meses. A maioria quer o fim dos protestos de rua dos "coletes amarelos".
Os franceses mostram-se cansados dos tumultos que, quase todos finais de semana resultam das manifestações. De 32% o número dos franceses que reprovam as manifestações dos “coletes amarelos” subiu para 52%, de acordo com a sondagem publicada este domingo pelo journal du Dimanche.
Tendo iniciado a 17 de Novembro, o movimento de coletes amarelos protestava primeiro contra as altas taxas de combustíveis, como forma de incentivar-se o uso de carros eléctricos e prevenir-se da poluição do meio-ambiente. De seguida, os coletes amarelos começaram a protestar contra presidente Macron sob a acusação de favorecer os ricos em detrimentos dos pobres.
Várias vezes, as eleições foram marcadas por violência com a polícia, tendo havido cerca de oito mil detidos, 1.300 agentes de segurança feridos, bem como vandalização dos bens públicos.