A cólera está a ameaçar a vida de milhões de crianças na África Oriental e Austral, o alerta é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
De acordo com os dados da organização indicam que 11 países nessas áreas estão a sofrer um surto “extremamente preocupante”, com 67.822 casos e uma estimativa de 1.788 mortes. Só o Malawi e Moçambique contabilizam 5,4 milhões de pessoas a precisar de ajuda, incluindo mais de 2,8 milhões de crianças.
“Pensávamos que esta região não iria assistir a um surto de cólera tão generalizado e letal nos dias de hoje. Água e saneamento deficientes, clima extremo, conflitos contínuos e sistemas de saúde fracos estão a agravar e a pôr em perigo a vida das crianças em toda a África Austral”, disse a directora regional adjunta do Unicef, Lieke van de Wiel.
A resposta integrada do Unicef no Malawi centra-se no fornecimento de água e saneamento seguros, tratamento de água, sabão para a lavagem das mãos, solução de sais de reidratação oral, bem como comunicação para a mudança de comportamentos.
Além disso, o Unicef, em conjunto com os seus parceiros, está a fornecer material médico essencial e tendas de serviço para uma melhor gestão dos casos agudos.