A Comissão Nacional de Eleições (CNE) aprovou a proposta do dia 11 de Outubro de 2023 para a realização das sextas eleições autárquicas.
A aprovação da data surge, segundo a CNE, em cumprimento do preceituado legal que recomenda a necessidade da marcação da data da realização das eleições com antecedência mínima de 18 meses.
Após a aprovação, a proposta é submetida ao Conselho de Ministros, acompanhada do cronograma do sufrágio eleitoral para acolhimento e marcação da data definitiva.
As últimas eleições autárquicas tiveram lugar a 10 de Outubro de 2018. A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, venceu as eleições autárquicas em 44 dos 53 municípios do país, incluindo na capital, Maputo.
O principal partido da oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), venceu em sete municípios, incluindo duas capitais provinciais: Quelimane e Nampula.
Por sua vez, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) manteve o poder na cidade da Beira, capital provincial de Sofala.