Já é oficial: Bassirou Diomaye Faye venceu as eleições presidenciais no Senegal à primeira volta. O candidato da oposição teve 54,28% dos votos, enquanto o candidato governamental Amadou Ba se ficou pelos 35,79%.
A vitória de Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos, era já um dado adquirido, após a publicação dos resultados parciais. Os números anunciados no Tribunal de Dakar pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Amady Diouf, confirmaram a dimensão da vitória.
Diouf, citado pela DW, destacou os resultados transparentes: “Cada eleitor pôde exprimir-se através do seu voto. Por isso, queremos agradecer por este trabalho e este sentido de sacrifício pessoal, que nos mostra que garantiram resultados sinceros e uma eleição sincera e transparente”.
A vitória do candidato antissistema, que 10 dias antes da votação cumpria uma pena de prisão, deve agora ser validada pelo Conselho Constitucional, o que poderá acontecer dentro de alguns dias, dependendo de eventuais recursos.
A Constituição do Senegal prevê que, na ausência de contestação, o Conselho proclamará imediatamente os resultados definitivos do escrutínio. Em caso de qualquer reclamação, o Conselho tem, teoricamente, cinco dias para se pronunciar.