O País – A verdade como notícia

“Clube de Xadrez Quadrado Mágico”: um conceito a pensar no futuro do xadrez

Fotos: O País

“Clube de Xadrez Quadrado Mágico” é um projecto ambicioso que pretende elevar, cada vez mais, o xadrez no país e além-fronteiras. Reúne, por isso, figuras incontornáveis da modalidade e com credenciais dadas a nível nacional e internacional: Mateus Viageiro e Ivan Andrade (mestres FIDE) e Vânia Vilhete e Donaldo Paiva (campeões nacionais da modalidade).

A iniciativa terá uma forte componente social, levando uma modalidade que estimula o conhecimento e pensamento às comunidades carentes e desfavorecidas.

Com larga experiência no xadrez, os mestres e campeões nacionais pretendem ensinar aos alunos a prática desta modalidade, assim como os incentivar a participar em actividades de cariz social que vão ao encontro do lema “Quadrado Mágico Cultivando Mentes”.

A prática de acções de solidariedade para com o próximo é, igualmente, uma das fortes componentes do projecto que vai identificar áreas de acção.

“Os integrantes do projecto uniram forças e têm como objectivo trazer a sua experiência para o desenvolvimento da modalidade, fazendo diferença na sociedade”, explicou Mateus Viageiro.

O clube iniciou as suas actividades com aulas de xadrez e pretende participar em eventos internacionais. Para além destas áreas, temos a loja do clube, que coloca à disposição dos interessados vários materiais desportivos.

Retirado da modalidade em 2018, Mateus Viageiro é mestre FIDE e dominou o xadrez durante cerca de vinte anos. Mateus Viageiro tornou-se mestre FIDE (Federação Internacional de Xadrez) nas Olimpíadas de Itália, em 2006.

Ivan Andrade, também activista social, pode-se gabar de ter sido um dos melhores xadrezistas de todos os tempos em Moçambique.

Quanto à Vânia Vilhete e Donaldo Paiva, pode-se dizer, simplesmente, que são, actualmente, os donos dos tabuleiros. Ano passado, Donaldo Paiva conquistou o seu segundo título consecutivo de campeão nacional de xadrez. Imperial, a xadrezista Vânia Vilhete conquistou o seu oitavo título consecutivo ao contabilizar seis pontos ao cabo de sete jornadas.

São estas figuras com conhecimento profundo da modalidade que, agora, dão corpo a um projecto que se desafia a colocar o xadrez a outro nível de intervenção na sociedade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos