Está marcada para Dezembro do presente ano, a próxima cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
O evento que vai realizar-se em Londres será consagrada às novas ameaças à segurança, anunciou hoje o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.
“A reunião de Londres será uma oportunidade para os chefes de Estado e de Governo dos países Aliados debaterem os desafios de segurança que enfrentamos hoje e para assegurar que a NATO continue a adaptar-se de modo a garantir a segurança da sua população de cerca de mil milhões de pessoas”, escreveu Jens Stoltenberg no comunicado em que anunciou a localização da nova reunião.
O secretário-geral da NATO disse ainda estar "grato" por o Reino Unido ter aceite ser o anfitrião da cimeira, lembrando que a primeira sede da NATO foi em Londres.
“Estamos gratos ao Reino Unido por aceitar receber esta reunião no ano do 70.º aniversário da NATO.
Londres foi a casa do primeiro quartel-general da NATO. O Reino Unido foi um dos 12 membros fundadores da organização e continua a desempenhar um papel fundamental, dando contributos essenciais para a nossa segurança partilhada”, acrescentou.
A reunião deverá contar com a presença do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem dirigido múltiplas críticas à aliança transatlântica, tendo mesmo já aludido a uma eventual saída da aliança.