A cientista queniana, Beth Koigi, foi distinguida pela prestigiada revista norte-americana “Time “ como uma “líder da geração”, após criar uma máquina capaz de gerar água potável a partir do ar.
Beth Koigi , de 33 anos, empreendedora, desenvolveu uma tecnologia para tornar água potável acessível em regiões áridas e semiáridas do Quénia, onde metade da população não tem acesso.
De acordo com a revista Time, uma tecnologia chamada Majik Water, instala geradores de água atmosférica em comunidades remotas
A atmosfera contém seis vezes mais água do que todos os rios do mundo combinados, e os geradores da ciência são esse recurso de aproveitamento eficiente.
A invenção, que já impactou bolsas de comunidades, tem sido crucial para a sobrevivência de várias famílias no país, ao produzir 200 mil litros de água.
Um sistema de filtragem que extrai água do ar rarefeito. Seus geradores de água atmosférica designados AWGs extraem umidade do ar, condensam, filtram quaisquer bactérias e adicionam minerais essenciais para água potável.
Funciona com energia solar, o que permite a instalação em áreas remotas. também pode funcionar virtualmente em qualquer lugar, incluindo com umidade relativamente baixa.
Segundo Beth Koigi, sempre há algum nível de Humidade no ar e se há ar de certeza que há água potável.
Beth Koigi é bacharel em Desenvolvimento Comunitário, Planejamento e Gestão de Projetos pela Universidade Chuka no Quênia e mestre em Planeamento e Gestão de Projetos pela Universidade de Nairobi.