Cidália Chaúque foi, ontem, eleita secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana, OMM, com 99 do total de 193 votos válidos. No seu primeiro discurso, Chaúque pediu mais união e coesão entre os membros.
“Cidália Chaúque de Oliveira, juro, por minha honra, servir fielmente a Organização da Mulher Moçambicana (OMM), a Frelimo e a pátria moçambicana. Empregar todas as minhas energias na realização dos objetivos da organização”. São palavras da mulher que sucede Mariazinha Niquice no cargo de secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana, OMM, braço feminino do partido Frelimo.
Cidália Chaúque foi eleita, na noite deste domingo, numa sessão ordinária do órgão, com 99 do total 193 votos válidos, deixando para trás Páscoa Buque, que conseguiu 94 votos e Maria Manuela Rico que, ao longo do processo, retirou a sua candidatura.
No seu primeiro discurso como secretária-geral da OMM, Cidália Chaúque agradeceu às camaradas pela confiança e prometeu levar a organização a bom porto.
“Coloco-me à vossa disposição para levar este barco a um bom porto, imbuídas do espírito de camaradagem, coesão e união. Como diz o nosso presidente, Daniel Francisco Chapo, vamos trabalhar”, disse a nova secretária-geral da OMM.
Na ocasião, a presidente da OMM instou a nova secretária-geral a trabalhar no engajamento da mulher para o desenvolvimento do país.
“Desejamos muito sucesso, determinação e energia na execução das competências confiadas, continuando com o notável e sensível movimento da mobilização das mulheres, para as actividades, que contribuem para o desenvolvimento económico e formatação social desejável”, disse.
Para tal, Gueta Chapo apela às mulheres para que tenham clareza da sua missão, que é de servir a sociedade moçambicana.
“Apropriemo-nos com firmeza da nossa missão de, permanentemente e incondicionalmente, servir a sociedade moçambicana. Apelamos a todos os membros dos órgãos da OMM, para que se empenhem em trabalhar, para o crescimento e desenvolvimento de Moçambique”.
O encerramento da quarta sessão ordinária do Conselho Nacional da OMM foi feito pelo secretário-geral da Frelimo, que apelou aos membros da organização para que tenham noção da sua responsabilidade dentro do partido.
“A mulher está destacada em todas as frentes do nosso partido, e queremos apelar uma vez mais à responsabilidade que têm de continuar a elevar o nome do nosso partido e do nosso querido presidente, camarada Daniel Francisco Chapo. Temos grande convicção que, de facto, com aquilo que é o apoio da nova secretária-geral, a nossa organização vivenciará momentos de crescimento, de consolidação no seio da sociedade”, apelou Chakil Aboobacar.
Mariazinha Niquice deixa o cargo de secretário-geral da OMM, quando faltavam dois anos para o fim do seu mandato, por ter sido eleita deputada da Assembleia da República.