Membros do Conselho de Ministros deslocaram-se na manhã de hoje para as províncias afectadas pelo ciclone tropical IDAI. O objectivo é avaliar o nível dos estragos, bem como acompanhar de perto os trabalhos de reposição da rede eléctrica e de comunicação.
Celso Correia, Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e Max Tonela, Ministro dos Recursos Minerais e Energia deslocaram-se para Sofala, província mais afectada pela intempérie.
Sofala ficou praticamente isolado do resto do país, desligado da rede nacional de energia, sem comunicação e com muitas infra-estruturas destruídas. O ministro dos Recursos Minerais e Energia diz que ainda não há dados definitivos, mas os que já existem são assustadores.
Em termos de apoio externo, o Governo diz estar já a receber da África do Sul e poderá solicitar mais à medida que se vai realizando o levantamento.
O vice-ministro da Saúde, Leopoldo Da Costa, deslocou, ainda na manhã deste domingo para Tete. Da Costa diz que ainda está a ser feito o levantamento dos estragos do ciclone no sector da saúde, mas assegura que em termos de medicamentos está tudo acautelado.
A deslocação dos membros do Conselho de Ministros foi ordem do Presidente da República que interrompeu a sua visita ao Reino de eSwathini para visitar o centro do país.