As cidades de Maputo e Matola acordaram esta sexta-feira, de baixo de intensa chuva, que deixou alguns pontos da capital inundados, dificultando a transitabilidade de pessoas e viaturas. E nas próximas 24 horas, a cidade da Beira poderá registar inundações urbanas.
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, já indicavam que esta sexta-feira, a cidade de Maputo seria assolada pela chuva intensa.
Choveu e choveu muito e a baixa da cidade, como sempre, revelou uma vez mais, o crónico problema de escoamento das águas da chuva devido ao deficiente sistema de esgoto.
E quem tivesse carro com baixa suspensão, a água interrompia nalgumas vezes a viagem, tal como aconteceu com a Luísa Fernandes.
Enquanto “O País” captáva imagens na esquina entre as avenidas 24 de Julho e Samora Machel, algumas equipas do conselho municipal se empenhavam na limpeza dos acessos para facilitar o escoamento das águas das chuvas.
A situação podia ter sido pior se grande parte da chuva não tivesse caído no mar, mas a pouca que caiu na terra foi capaz de deixar as cidades de Maputo e Matola completamente alagadas.
E tal como indicam as previsões, o mau tempo poderá afectar, nas próximas 48 horas, a província de Sofala e a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta para o risco de inundações.
As pessoas que vivem nas zonas que serão afectadas recomenda-se a tomada de medidas de precaução.