O País – A verdade como notícia

Chiúre excluído de uma gemelagem entre municípios de Cabo Delgado

A vila autárquica de Chiure foi excluída de uma gemelagem entre os  municípios de Cabo Delgado.

O memorando de entendimento que foi assinado esta segunda-feira entre os quatro dos cinco Conselhos da província, nomeadamente as Vilas de Mueda, Mocímboa da Praia, Montepuez e cidade de Pemba, deixou de fora uma autarquia, alegadamente devido a um desentendimento na visão do desenvolvimento municipal.

Segundo explicou o edil de Pemba, o coordenador  dos quatro municípios, por sinal  dirigidos  pela Frelimo ao nível de Cabo Delgado, Chiúre não entrou na gemelagem por não ter havido acordo nos objectivos da parceria, e não por razões políticas, explicou Florete Motarua.

Entretanto, apesar da aparente exclusão, de acordo com a fonte, a vila de Chiúre, o único município dirigido pela Renamo, dos cinco instaladas na província, ainda tem possibilidades de entrar na gemelagem.

"Ainda há espaço para Chiure fazer parte desta gemeligem, mas tudo está dependente de mudanças de visão e alinhamento dos planos constantes no acordo",  garantiu Florete Motarua.

A gemelagem, de acordo com uma cópia do Memorando de entendimento na posse do "O País", estabelece relações de amizade entre os governos locais e os povos dos quatro municípios, e vai até ao fim do presente mandato.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos