O País – A verdade como notícia

Chiquinho Conde chama 25 “mambas” para embates com Guiné e Somália

O seleccionador nacional de futebol chamou 25 jogadores para a lista final dos Mambas, que neste mês de Outubro têm dois jogos decisivos e finais na caminhada ao Campeonato do Mundo de futebol do próximo ano. A lista não está longe da última convocatória para os jogos de Setembro passado.

Foram apenas duas alterações feitas pelo seleccionador nacional, Chiquinho Conde, da lista passada para a presente, com a inclusão de Edmilson Dove, na defesa, para o lugar de Chico Muchanga, tal como Gildo Vilanculos, que no ataque substitui Clésio Baúque.

De resto, os mesmos 23 jogadores que fizeram parte da convocatória passada continuam lá, com destaque para o guarda-redes Kimiss Zavala, os defesas Diogo Calila e Óscar Cherene, tal como João Bonde no meio-campo e Ângelo Cantolo, no ataque, que começam a ser “habitués” nas chamadas de Chiquinho Conde.

Assim, dos três guarda-redes, oito defesas, sete médios e outros tantos avançados, apenas nove actuam no campeonato interno, dos quais três da União Desportiva do Songo, outros três da Associação Black Bulls, um do Ferroviário de Nacala, outro do Chingale de Tete e mais um do Ferroviário da Beira.

Os Mambas terão dois jogos decisivos no objectivo de terminar em segundo lugar no seu grupo, para depois sonhar em ser um dos quatro melhores de todos os grupos, para poder disputar o play-off de acesso à fase final do Mundial 2026.

Ainda que matematicamente seja possível ainda terminar em primeiro lugar, ora ocupado pela Argélia, com 19 pontos, os Mambas precisariam de vencer a Guiné-Conacri, em Maputo, e a Somália, em Argel, e esperar pelos deslizes da Argélia e do Uganda, que jogam entre si na última jornada, mas também nos embates diante da Somália (para o caso dos argelinos) e Botswana (para os ugandeses).

Ainda assim, um empate ou derrota do Uganda no terreno dos tswanas e um outro empate ou derrota frente à Argélia, aliada a duas vitórias dos Mambas, Moçambique termina em segundo e com possibilidades de fazer 21 pontos que podem garantir um lugar no play-off.

O combinado nacional defronta a Guiné-Conacri a 9 de Outubro, na quinta-feira, às 18h00, no Estádio Nacional do Zimpeto, local aprovado pela CAF para albergar 35 mil espectadores, devendo defrontar, cinco dias depois, a Somália, que, por não ter campo aprovado em seu país, terá de jogar na Argélia, onde quatro dias antes terá defrontado a selecção local.

Argélia, com 19 pontos, seguida de Uganda e Moçambique, ambos com 15 pontos, são as selecções que estão na luta pela qualificação para o Mundial 2026, que se realiza nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos