Dos chamados pelo seleccionador nacional, destaque para dois guarda-redes, que entram pela primeira vez na base de dados, um defesa, um médio e quatro avançados, todos a actuarem em solo pátrio, para além do regresso de alguns jogadores que há muito não eram chamados para os trabalhos dos Mambas.
O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, anunciou a lista dos pré-convocados para o CAN de Marrocos que arranca a 21 de Dezembro próximo. Da lista dos 55 jogadores anunciados, apenas metade deles terão lugar na lista final dos convocados que vão representar o país no Campeonato Africano das Nações de Marrocos.
Dos anunciados por Chiquinho Conde, destaque para mais dois guarda-redes, nomeadamente Armando, do Costa do Sol, e Crimildo, do Ferroviário da Beira, que são chamados pela primeira vez a juntar-se a outros, totalizando oito guarda-redes, dos quais sairão os três finalistas.
Na defesa e nos médios, não há muitas novidades em relação aos “habitués”, havendo apenas dois destaques, nomeadamente Valter Nhacussa, do Ferroviário da Beira, Sapane Fabião Zunguze (Sampaio), do Ferroviário de Maputo, que são chamados, também, pela primeira vez.
No ataque, é onde temos mais novidades. Para além das chamadas pela primeira vez de Ivan Mário (Ferroviário de Lichinga), Almeida “Fortinho” Botão (Ferroviário de Lichinga), Naftal Titos (Ferroviário de Maputo) e Tomás Mahumane (A.D. Vilanculos), há ainda a destacar os regressos de Lau King (UD Songo), António Sumbane (Black Bulls), Chamito Alfandega (Académico de Viseu FC de Portugal), Alcides Davide (U.D. Songo), Stélio “Telinho” Ernesto (Ferroviário de Maputo) e Dayo António (Ferroviário da Beira), depois de muitas convocatórias de ausência.
A lista final dos jogadores que estarão presentes no Campeonato Africano das Nações de Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026, será conhecida nos próximos dias, dias antes da deslocação a Algarve, em Portugal, onde os Mambas farão um estágio pré-competitivo antes da fase final.
Os Mambas disputam a fase de grupos do CAN defrontando sucessivamente a Costa do Marfim, Gabão e Camarões, nos dias 24, 27 e 31 de Dezembro.

