O País – A verdade como notícia

Chico e Isac regressam aos Mambas para Cosafa

Fotos: Olho Clínico

O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, reduziu para 23 os jogadores que vão iniciar os trabalhos de preparação para o jogo diante da África do Sul, a realizar-se a 13 de Julho corrente, para os quartos-de-final do torneio regional Cosafa. Chico, agora a representar o Costa do Sol, e Isac de Carvalho, agora a vestir as cores do Ferroviário de Nampula, são as novidades de regresso aos Mambas. Conde diz que o histórico de confrontos com África do Sul não deve impedir os Mambas de sonhar com a vitória.

A contagem decrescente rumo ao torneio Cosafa já se iniciou. Hoje, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, anunciou os 23 jogadores que vão representar os Mambas nessa empreitada, bem como participar na eliminatória de acesso ao CHAN da Argélia, em 2023.

Tal como na pré-convocatória, a União Desportiva do Songo continua a ceder mais jogadores nesta convocatória final, com sete jogadores, seguida do Costa do Sol, com cinco, e da Black Bulls, com quatro jogadores. Os Ferroviários de Maputo e da Beira contribuem com três jogadores cada, enquanto o Ferroviário de Nampula coloca apenas um jogador na selecção nacional.

Dos chamados pelo Conde dos Mambas, três são guarda-redes, nomeadamente, Ernan (UD Songo), Ivan (Black Bulls) e Victor (Costa do Sol), oito defesas: Infren (UD Songo), Mexer (Costa do Sol), Edmilson (UD Songo), Danilo (Costa do Sol), Fóia (Fer. Beira), Chico (Costa do Sol), Martinho (Black Bulls) e Danito (UD Songo).

Para o sector intermediário foram sete chamados, nomeadamente, Amadou (UD Songo), Shaquile, Kito e Yude (ambos do Fer. Maputo), Nené (Bblack Bulls), Nelson (UD Songo) e João Bonde (Fer. Beira), enquanto para o ataque são cinco escolhidos: Telinho (Costa do Sol), Melque (Black Bulls), Melven Choi (Fer. Beira), Isac de Carvalho (Fer. Nampula) e Lau King (UD Songo)

Este é um jogo para vencer, segundo a convicção de Chiquinho Conde. O seleccionador nacional não se deixa abalar pelo histórico entre Mambas e Bafana Bafana, que dá vantagem ao adversário. A África do Sul venceu cinco jogos, os Mambas apenas um jogo e mais um empate.

“Obviamente, o historial não é favorável para nós, mas não podemos colocar todo o passado como parte negativa do que queremos para o futuro. Só nós temos a possibilidade de inverter este paradigma, e vamos fazer de tudo para que isso aconteça”, disse Chiquinho Conde.

Facto mesmo é que a equipa técnica já está a acompanhar o desempenho da África do Sul e, por isso, a preparação vai ser feita em função do que se tem de conhecimento em relação ao adversário. “Estamos a observar a África do Sul e vamos encontrar os seus pontos fracos. Vamos transmitir essa informação aos jogadores, para que possam trabalhar a conhecer o adversário”, realçou o seleccionador nacional.

Conde vincou, ainda, que “vamos encarar o adversário com realismo e disfrutar de uma belíssima partida de futebol”.

A preparação para o torneio Cosafa inicia-se na próxima terça-feira, com todos os jogadores convocados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos