O Porto de Chongoene reforça, a partir deste sábado, as operações de reabastecimento de produtos diversos, com destaque para petrolíferos e alimentares, provenientes de Maputo, na sequência da emergência das cheias. A informação foi avançada, em Gaza, pelo ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe.
“Já tinha sido feita uma visita de expansão, a doca já foi licenciada, já foi autorizada , e, neste momento, a nível do Porto de Maputo, estamos a trabalhar com o INGD no carregamento de dois navios”, avançou o ministro.
Estão a ser carregados um navio com 40 toneladas para ajuda humanitária e um outro comercial para a cabotagem para o sector privado.
Segundo Matlombe, a doca tem capacidade para funcionar e prestar todo o serviço de suporte e apoio.
Ainda na tarde de hoje, o Governo vai reunir-se com o sector privado, para “os encorajar a ser mais práticos e céleres”.
O ministro reiterou que há, pelo menos, 300 contentores disponíveis para alimentar a província de Gaza e responder às necessidades. “A partir de hoje ou amanhã, vamos poder usar a doca para alimentar a província”, disse.

