A partir do Hospital Central de Maputo (HCM), o maior do país, o Presidente da República, Filipe Nyusi, enalteceu o empenho e a entrega dos profissionais de saúde na prevenção e no combate ao novo Coronavírus, sobretudo no tratamento de doentes. A mensagem de conforto de Filipe Nyusi surge numa altura em que há perto de 400 profissionais de saúde ainda infectados em diferentes unidades sanitárias.
Esta sexta-feira, o Chefe do Estado deslocou-se ao HCM para igualmente se inteirar do funcionamento. Dirigindo-se aos profissionais de saúde de todo o território nacional, Filipe Nyusi afirmou: “estamos totalmente atentos àquilo que vocês estão a fazer”, incluindo às “dificuldades que estão a passar”.
Nyusi prosseguiu dizendo que estava no HCM para “em nome do povo reconhecer o papel” da classe e a sua “entrega em momentos bastantes difíceis” como os da pandemia do novo Coronavírus.
“Temos estado” a apelar à população, “permanentemente, para ajudar o sistema de saúde”, prevenindo-se da doença.
O Presidente da República disse igualmente que, por causa do aumento infecções pela COVID-19 e internamentos, diariamente, o Executivo pode um dia recorrer aos “médicos reformados” ou que laboram “nos gabinetes para voltarem a pôr fardamento e trabalhar”, uma vez que os profissionais no activo em algum momento precisarão de ser substituídos.