O País – A verdade como notícia

Chapo quer Assembleia da República em Mocuba

O candidato da Frelimo, Daniel Chapo trabalha, esta sexta-feira, em Mocuba, província da Zambézia. Iniciou o dia com um comício na cidade de Mocuba, no qual prometeu que, caso ganhe as eleições de 9 de Outubro, vai propor a transferência da Assembleia da República para a cidade de Mocuba, pois está situado no centro do país, dai o lema da cidade “Mocuba onde os caminhos se cruzam e Moçambique se abraça”.

É que no entender de Chapo é preciso dividir os poderes por todo o país, e não concentrá-los numa única cidade. Ter a Assembleia da República em Mocuba  vai impulsionar o desenvolvimento daquela cidade, e o Estado vai poupar dinheiro com a movimentação de deputados para Maputo, afinal a maior parte deles provêm das províncias à volta da Zambézia.

Chapo quer ainda que outras cidades do país sejam capitais de alguma coisa, como é o caso do Poder Judiciário, Poder Político noutra cidade, capital económica também em cidade diferente, bem como capital turística noutra. Esta desconcentração e distribuição de poderes por diferentes capitais e/ou cidades do país vai permitir um desenvolvimento equilibrado de todo o país.

O candidato da Frelimo diz que chegou o momento de mudar a forma de governar o país, porque não se pode esperar resultados diferentes se mantemos a mesma atitude. Por isso, promete, no próximo ano, apresentar um plano de governação do país para os próximos 50 anos a ser discutido com todos.

Para o próximo ano, o candidato promete apresentar um plano de governação do país Prometeu infraestruturas diversas para Mocuba, de modo a facilitar o desenvolvimento económico e social daquele distrito. O destaque vai para a materialização do Parque Industrial de Mocuba, a melhoria do abastecimento de água, a construção da barragem de Mugeba no rio Licungo e o hospital Distrital que terá capacidade para produzir oxigênio para abastecer os hospitais de toda a região norte do país. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos