O País – A verdade como notícia

Chapo promete resolver problemas da função pública em Tete

No quinto dia da campanha eleitoral, Daniel Chapo orientou dois comícios em Tete, designadamente em Angónia e Mutarara. Conforme prometeu à população, se for eleito Presidente da República, nas eleições de 9 de Outubro, vai resolver os problemas que afectam a função pública e ainda garantir o desenvolvimento das comunidades daquela província.

No comício da tarde desta quarta-feira, realizado no Distrito de Angónia, na Província de Tete, o candidato da Frelimo para as presidenciais de 9 de Outubro fez promessas. Entre várias, Daniel Chapo sublinhou que, caso seja eleito Presidente da República, vai resolver os problemas que afectam a função pública.Para convencer o provável eleitor, o antigo Governador de Inhambane disse que irá conseguir resolver os problemas da função pública porque, sendo um funcionário público, conhece muito bem o sector e sabe o que fazer para superar todos os constrangimentos actuais. Para o efeito, uma das estratégias do candidato presidencial é o diálogo com os afectados, pois, segundo entende, só assim será possível, gradualmente, satisfazer as partes envolvidas.

“Precisamos de melhorar o serviço público. É nossa tarefa, como funcionários, servir bem o povo”, disse Daniel Chapo, acrescentando que é sua preocupação a regularização dos problemas inerentes às pensões dos idosos, bem como o atraso dos subsídios que afectam os funcionários públicos.

Uma vez mais, neste quinto dia de campanha eleitoral, Daniel Chapo disse que vai recorrer à sua experiência governativa em Nacala-a-Velha (Nampula), Palma (Cabo Delgado) e Inhambane, de modo a garantir bem-estar à população. Parte das condições que Chapo pretende garantir é a construção de habitação juvenil com modalidades de pagamento acessíveis; a construção de estradas; a canalização de água; a electrificação do distrito e a geração de empregos. Assim, sublinhou, “vamos trabalhar para que a riqueza de Tete aumente”.

De acordo com o candidato presidencial da Frelimo, Angónia é uma região muito produtiva e que produz quase tudo. Por isso mesmo, Daniel Chapo pretende abrir empresas e farmas para que os jovens tenham emprego. “Aqui em Angónia, temos muito milho, batata e outras coisas. Vamos precisar de fábricas para, com os jovens, além do trabalho em farmas, possam trabalhar em fábricas que vamos construir, para que consigam ter salários e melhorar as suas vidas”.

Daniel Chapo também prometeu parcelar terrenos, com água, luz e boas vias de acesso, para os que pretendem construir as suas próprias casas.

Os negociantes, com efeito, não foram esquecidos. Para eles, se for eleito, vai construir o Banco do Povo, capaz de garantir o crescimento dos jovens, das mulheres e dos homens. “Sabemos que a juventude, tal como as mulheres, tem força e inteligência. O negócio só não cresce porque não têm dinheiro”.

Aos alunos que terminam o nível médio, em Angónia, e não têm como prosseguir com os estudos no distrito, “vamos construir centros de formação técnico-profissional para aprenderem a ser electricistas, canalizadores, e possam se organizar e conseguir crescer com os seus próprios negócios”, afirmou.

Antes de concluir o seu discurso, Daniel Chapo garantiu que a Frelimo é o único partido que conhece as preocupações do povo e com capacidade para as resolver. Por conseguinte, chamou atenção para as promessas falsas de outros partidos. Segundo o candidato, é preciso que se tenha cuidado com promessas irrealizáveis.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos