O País – A verdade como notícia

Chapo promete recuperação de infra-estruturas destruídas pelos terroristas 

Pelo terceiro dia consecutivo, Daniel Chapo caça voto em Cabo Delgado. Este Domingo, escala os distritos de Chiúre a sul, na fronteira com Nampula, e Montepuez, no centro da província. Em Chiúre, Daniel Chapo iniciou o dia com uma marcha pelas ruas daquela vila autárquica, que a Frelimo não conseguiu vencer nas últimas eleições autárquicas.

Depois da marcha, o candidato foi dirigir um comício popular no centro da vila. É a segunda vez que Chapo trabalha em Chiúre, o primeiro comício que ele orientou naquele distrito foi durante a pré-campanha eleitoral, quando fez o périplo pelo país para se apresentar aos eleitores.

Aos eleitores presentes no seu comício, o candidato presidencial disse que o seu partido, a Frelimo, não é um partido sazonal, que só aparece quando há eleições, mas está 24 horas ao serviço do povo e é, por isso, o único partido que sabe ouvir o povo, ouvir as suas preocupações e resolvê-las. Essa é a razão pela qual a Frelimo tem estado a prover água, energia eléctrica, estradas, hospitais, escolas e outros serviços e infra-estruturas para melhorar a vida do povo.

Chapo deu exemplo de algumas realizações do Governo da Frelimo em Chiúre, com destaque para o Centro de Saúde Papa Francisco, uma ponte sobre o rio Chipuite, a reabilitação de quatro centros de saúde, foram construídas ainda salas de aulas em três escolas do distrito.

O candidato voltou a gabar-se de ser o único candidato jovem, com experiência de governação e que já criou empregos em Nacala-a-Velha, Palma e em Inhambane. Congratula-se por ser o único candidato com experiência na gestão de fundos públicos e, em razão disso, pediu aos presentes para dizerem aos que não estavam no local as razões pelas quais devem votar na Frelimo e no seu candidato. 

Chapo disse saber que a população de Chiúre está preocupada com a necessidade de reabilitação das infra-estruturas destruídas pelos terroristas. Disse também saber que a população quer mais fontes de água. Acrescentou que a Frelimo tem estado a trabalhar para eletrificar os postos administrativos e as estradas que ligam a sede do distritos a alguns postos administrativos e localidades, não esquecendo de destacar a preocupação da população em relação à construção de escolas, principalmente, secundárias.

Daniel Chapo comprometeu-se a trabalhar em conjunto com a população para combater alguns males, como, por exemplo, a burocracia. Outro mal que quer combater é a corrupção, que, no seu entender, é igual ao terrorismo, pois, em relação ao terrorismo, o dinheiro que podia ser usado para se investir em mais escolas, água, energia e medicamentos é usado para garantir a logística dos militares que estão no Teatro Operacional Norte. É isso que acontece com a corrupção, é que o dinheiro do Estado é desviado para beneficiar uma ou algumas pessoas que ficam cada vez mais ricas, enquanto a maioria fica mais pobre. Por conta disso, segundo Chapo, esses males afectam a todos nós do Rovuma ao Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos