O candidato da Frelimo, Daniel Chapo, iniciou o segundo dia da campanha eleitoral trabalhando no distrito de Búzi, concretamente na localidade de Bándua, onde marchou com os populares e dirigiu um comício popular concorrido.
No seu discurso, garantiu aos presentes que está já a trabalhar com investidores que estão interessados em reactivar a Companhia de Búzi, uma fábrica de produção de açúcar há vários anos paralisada.
Segundo Chapo, para além de reactivar a fábrica, os investidores querem promover a produção da cana-de-açúcar em regime de fomento, envolvendo produtores do sector familiar, o que vai garantir que, fora a empregos na fábrica, a população tenha oportunidade de ganhar dinheiro comercializando essa matéria-prima. Os investidores estão igualmente interessados em instalar uma fábrica de produção de ração para frangos e uma grande unidade de produção das aves. A produção de cereais é outro interesse que, combinado com outras actividades, poderá gerar grandes oportunidades para a população.
Promete escola de formação profissional, a reabilitação da estrada Tica-Búzi, recentemente asfaltada mas já com alguns troços degradados. Promete asfaltar a estrada Búzi-Vila Nova que vai ligar aquela vila à Estrada Nacional Número 1, que vai constituir uma via rápida para acesso à cidade da Beira para quem vem da região sul do país.
Daniel Chapo quer, igualmente, garantir o controlo de hipopótamos que têm gerado conflito com as comunidades locais. Quer levar energia eléctrica a mais locais, melhorar o acesso à saúde e educação.
Quer encontrar investidores para que possam, igualmente, montar uma fábrica para explorar o calcário que ocorre em Estaquinha, o que pode gerar mais empregos.