O País – A verdade como notícia

Chapo promete memorial para homenagear 52 mártires do terrorismo em Xitaxi

Namuno, a sul da província de Cabo Delgado é o primeiro local visitado este Sábado pelo candidato da Frelimo, Daniel Chapo, para acções de caça ao voto. Ainda este sábado, Chapo trabalha no distrito de Balama, na fronteira com a província de Niassa no prosseguimento do périplo que está desde ontem a fazer nesta província. 

No primeiro dia da visita, juntou-se a Daniel Chapo, o Presidente da República e da Frelimo, Filipe Nyusi que juntos deslocaram-se a Mocimboa da Praia, Muendumbe e Mueda, todos distritos assolados pelo terrorismo com especial destaque para os dois primeiros. Nesses locais prometeu acelerar a restauração da paz e acabar com o terrorismo, bem como acelerar a reconstrução de infra-estruturas destruidas pelos terroristas e ainda retomar os vários outros projectos paralizados devido aos ataques.

Em Muedumbe, Chapo prometeu erguer um monumento para homenagear os 52 jovens que foram massacrados pelos terroristas na localidade de Xitaxi em Abril de 2020. Em Mueda o candidato do partido no poder foi visitar a família Nyusi.

Em Namuno, Daniel Chapo pediu aos membros e simpatizantes da Frelimo para continuarem a fazer uma campanha pacífica, ordeira e tranquila para evitar violência eleitoral porque o momento é de festa da democracia. Pelo que mesmo diante de provocações dos outros partidos não devem responder.

Falou igualmente das realizações do Governo da Frelimo nos últimos anos, destacando a instalação de um bloco operatório no centro de saúde local, uma maternidade e mais dois centros de saúde novos em diferentes localidades. Foram construídos sistemas de abastecimento de água, novas escolas em diferentes localidades.

Falou das preocupações da população de Namuno que na sua óptica quer a asfaltagem da estrada de cerca de 60 quilómetros que parte de Montepuez para a vila sede de Namuno e de Namuno a Machoca incluindo uma ponte sobre o rio Lúrio, arrancando aplausos dos milhares de populações que participaram no comício. 

Prometeu organizar os garimpeiros que exploram ouro em três localidades do distrito. Prometeu ainda a construção de um Hospital distrital para evitar que os doentes graves sejam transferidos para Pemba e ou Nampula.

Ainda este Sábado, o candidato da Frelimo viajou para a Vila Autárquica de Balama, sede do distrito do mesmo nome. Balama é um Distrito que acolhe o projecto de exploração do grafite que é usado para fabricar baterias para as viaturas da Tesla nos Estados Unidos da América, mas também é um Distrito com enormes potencialidades agrícolas. 

Em Balama, que recebeu eleições autárquicas pela primeira vez em 2023, a Frelimo saiu vencedora constituindo assim o primeiro governo autárquico. E a direcção local da Frelimo diz que a façanha de 2023 será repetida de forma esmagadora a 9 de Outubro.

Tal como em Namuno, em Balama também destacou algumas das principais realizações dos últimos tempos, como por exemplo a inauguração da extensão da rede eléctrica para o Posto Administrativo de Mavala já na última quinta-feira, assim como em outras cinco localidades. Citou, igualmente, a ampliação do sistema de abastecimento de água na sede do distrito e outras duas localidades, bem como as obras em curso da construção do mercado grossista que deverá beneficiar os distritos de Balama, Montepuez e Namuno.

Apesar destas realizações, Chapo diz saber que quando os eleitores vão votar para além de agradecer por aquilo que a Frelimo fez, mas também votam pela soluções para os problemas que continuam a afligir a população. E ele compromete-se a continuar a procurar essas soluções caso seja eleito no dia 9 de Outubro. E ele diz saber bem quais são as preocupações do povo de Balama, tendo citado, por exemplo, a necessidade de construção de um Hospital Distrital, para além da conclusão do sistema de abastecimento da água de Mpiri, para além da reabilitação de sistemas de água de Balama sede. Segundo Chapo a população quer a expansão de energia eléctrica para mais casas e para as localidades.

As estradas são outras preocupações, com destaque para as que ligam a vila sede de Balama a localidades de Mpiri, Mavala e para o distrito de Namuno.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos