O País – A verdade como notícia

Chapo promete investimentos em farmas com benefício máximo à população

O candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, prometeu, hoje, que vai atrair grandes investimentos para o desenvolvimento de farmas agrícolas de modo a explorar o “enorme” potencial agrícola do distrito. Chapo entende que a instalação de fábricas de agro-processamento vai evitar que as matérias-primas sejam retiradas do distrito sem acrescentar valor.

Chapo diz ser o candidato mais adequado para trazer mudanças significativas e completamente benéficas aos moçambicanos, em especial à população do distrito de Marínguè, Sofala, local escolhido para o comício do terceiro dia da campanha.

“Nós sabemos que Marínguè é muito fértil e produz quase tudo. Primeiro, vamos abrir grandes farmas para com as farmas empregar os jovens, mas, na medida que aumentamos a produção, vamos precisar de processar, vamos ter pequenas, médias e grandes indústrias. Os jovens vão trabalhar nas farmas para produzir, mas também vamos processar aqui mesmo, para não acontecer o que aconteceu agora”.

E o que não deve acontecer agora, segundo Chapo, é que as empresas usem matéria-prima de Marínguè, sem benefício algum para o povo. Aliás, sobre esta postura, Chapo condenou a postura da empresa Mandora Investimento, que entende que enganou o povo, pois “comprou algodão e não pagou”.

“Aqui em Marínguè produzimos muito algodão, mas a empresa Mandora Investimentos chegou aqui, comprou algodão, disse que ia pagar. Levou algodão da população e não está a pagar. Nós vamos perseguir esta empresa para pagar esse dinheiro, porque é muito dinheiro”.

O que também não será tolerado, segundo Chapo, é que as empresas usem o povo sem acrescentar valor. “Para acabar, vamos ter empresas aqui para que a pessoa que comprar algodão não saia daqui, porque se vai processar aqui em Marínguè”, defendeu.

Entre as promessas, Chapo vai resolver o problema da falta de habitação para os jovens e sua estratégia é construir casas sociais que os jovens deverão pagar aos poucos e ao “custo justo”.

O Banco de Desenvolvimento, ora prometido em Nhamatanda, é também uma iniciativa que vai abranger o distrito de Marínguè, que vai igualmente beneficiar de financiamento de projectos de jovens, novas estradas e acesso aos serviços básicos.

Chapo disse estar ciente da necessidade de uma estrada asfaltada que liga o distrito à Estrada Nacional Número 1 (EN1), em Nhamapaza, passando por Marínguè, até a Estrada Nacional Número 7 (EN7), passando por Macossa em Manica.

Chapo também reiterou que é o único candidato presidencial que teve êxito na sua experiência de governação, desde o nível mais baixo, como administrador distrital, Governador Provincial, e, agora, será o Presidente da República, onde vai também destacar-se como um “servidor íntegro”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos